Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

87451.jpg Recomendo

 

Imagem do perfil de Timothy Garton Ash.

Timothy Garton Ash

 

Timothy Garton Ash CMG FRSA é um historiador, autor e comentarista britânico. Ele é professor de estudos europeus na Universidade de Oxford. Grande parte de seu trabalho tem se preocupado com a história moderna e contemporânea da Europa Central e Oriental.

 

292 páginas, brochura

Publicado pela primeira vez em 1º de julho de 2004

 

 

"Liberdade ameaçada" 

Ilustração de liberdade de expressão

 

A Liberdade de Expressão está sob grave ameaça no Mundo, e a forma como vamos moldá-la e defendê-la definirá o futuro das sociedades livres, diz o historiador e professor britânico Timothy Garton Ash, da Universidade de Oxford.

Para Ash, que é um estudioso da liberdade de expressão, as ofensivas contra o que chama de "ar , que permite a todas as outras liberdades respirarem" põem em risco a participação democrática dos cidadãos, à internet, à qualidade dos governos, à diversidade, à  privacidade, à educação, à liberdade religiosa, o jornalismo, à prosperidade coletiva e a busca pela verdade.

A liberdade de expressão é definida há séculos como  direito de manifestar opiniões e ideias praticamente , sem obstáculos. Mas,  a defesa dela, na maioria dos países democráticos, passa por não violar direitos dos outros nem levar a males evitáveis.

Os problemas começam a surgir quando há discordância sobre quais seriam os limites da liberdade de expressão e quem teria o poder para defini-los. Governo? Juízes? Deputados e senadores? Quem se sentiu ofendido? A mídia? Professores? Redes sociais? Eles devem permitir ou barrar críticas e ofensas ao governo, à religião e às minorias? E o que deve ser feito em relação à pornografia e à incitação à violência?

 

Nenhum país democrático trata a liberdade de expressão como um direito ilimitado, acima dos demais e sem consequências. Mas os embates não se limitam às leis. Eles passam, também, por religião, jornalismo, universidades e internet.

A liberdade de expressão  no Brasil está por  um fio! Precisamos  levar à sério,esse  momento,em que estamos vendo,nossa Liberdade entrando ralo adentro!

Bom  lembrar que, a Onda Conservadora  culminou na eleição de Jair Bolsonaro em 2018  unindo  eleitores conservadores (religiosos ou não) por meio de emoções como indignação, ressentimento ou desamparo em torno de demandas morais típicas do universo religioso evangélico, como a preservação da família diante das ameaças "mundanas" e o desprezo contra a corrupção na política. O antipetismo seria o elo e o combustível dessa onda,pois  as grandes decepções do  povo ocorreram nos  mandatos petistas,nos quais surgiram dezenas  de indagações do  povo,surgindo algumas respostas,com  o início de  investigações, após  denúncias, pois  os atos pareciam perfeitos  para continuarem a empobrecer o  país!

 

Deus se apiede do  povo brasileiro!

 

Além da   pobreza  ainda  mais essa: não  poder se  manifestar ,defendendo as próprias   ideias, podendo  elas serem  apreciadas  pelo  outro  ou  não!

 

 

 

 

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/10/2022
Alterado em 24/10/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras