Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Nicarágua chama a consultas embaixadores de Argentina, México, Colômbia e  Costa Rica | Mundo | G1

 

 

 

 

 

Ditador da Nicarágua afirma que a Igreja é uma “tirania perfeita”: “Quem elege o papa?”
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/ditador-da-nicaragua-afirma-que-a-igreja-e-uma-tirania-perfeita-quem-elege-o-papa/?

 

 

 

"Desafetos dos Estados Unidos" - II "Nicaragua"

 

 

 

Pressinto que, grande  parte dos brasileiros, estão desejando experimentar essas barbaridades! Deus nos defenda!

 

 

Desrespeito à democracia, pobreza e narcotráfico também fazem parte da realidade da Nicarágua.

 

Daniel Ortega, presidente do país, já está no quarto mandato presidencial. Revolucionário dos anos 1970, hoje ele é acusado de abusar do poder para se manter no cargo.

 

Opositores foram presos ou fugiram para o exílio, não podendo participar das eleições, que, segundo a Organização dos Estados Americanos (OEA), não tiveram legitimidade democrática.

 

Líderes estudantis, indígenas e camponeses foram às ruas em protesto contra o governo nicaraguense, que hoje está mergulhado em uma crise política.

 

Estados Unidos e Nicarágua têm uma relação difícil há mais de 100 anos. Os norte-americanos ocuparam o país no começo do século passado e, quando foram embora, deixaram para trás a ditadura da família Somoza, que durou mais de 40 anos. O chamado movimento sandinista, que lutava contra a ocupação americana, acabou derrubando a ditadura.

 

Um dos líderes do movimento sandinista foi Daniel Ortega que, segundo críticos, deixou de ser um revolucionário. No poder, ele reprimiu manifestações e rompeu com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

O professor Roberto Neta explica: “A OEA exige que os países pertencentes à organização respeitem as cláusulas democráticas. Todos os países têm que ter a democracia, e a Nicarágua, nos últimos anos, descarrilou para um governo autoritário, com medidas legais que diminuem a atuação da oposição.”

 

Dados da CIA mostram que a Nicarágua, o país mais pobre da América Central e o segundo mais pobre do Hemisfério Ocidental, tem subemprego e pobreza generalizados. O Produto Interno Bruno (PIB) anual do país em 2020 foi de 2 pontos percentuais negativos.

 

Além disso, o país é rota de trânsito para traficantes de drogas que contrabandeiam cocaína da América do Sul através do México para os Estados Unidos, por meio de rotas marítimas e aéreas.

 

Os traficantes exploram crianças através da participação forçada na produção e tráfico de drogas ilegais. Um cenário desafiador para uma população em extrema pobreza.

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 25/10/2022
Alterado em 25/10/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras