Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Imagine...John Lennon | Imagine, Mensagem de incentivo, John lennon

 

 

"Reportar-se ao ontem"

 

Acordei pensando em como foram tempos bons em sala de aula, entre mim e meus pupilos cantando juntos, a música de John Lenon "Imagine".Foram momentos lindos de doação recíproca entre mestre e discípulos.

Lecionando Português, Inglês e Redação no Ensino Médio, me utilizava de técnicas, que uma enriquecia a outra,auxiliando o aluno a uma melhor fixação da aprendizagem.

A cada aula de Redação, uma música para cantar e via tradução a turma se deliciava cantando e imaginando o porquê do autor tentar passar aquela mensagem.Na aula deste dia foi "Imagine". Ouvindo e acompanhando a letra pelo aparelho de som, meu auxiliar, um material didático exuberante e indispensável para mim em todas as disciplinas. Todos cantando enquanto ,eu distribuía as folhas digitadas, anteriormente, com a proposta da aula a ser ministrada.Com elas em mãos, cada aluno seguia acompanhando a letra e a voz de Lennon, reforçando assim, a pronúncia em língua inglesa e a correta escrita em português.

Meu objetivo era amplo e abrangente.Com a cópia em mão, vem o objetivo redacional da aula do dia:Ler a tradução imaginando-se "Lennon" escrevendo o que estivesse sentindo na Alma,naquele momento. Todos , a postos, iniciando a "Redação", que no final da aula, mesmo que não concluída eu as recolhia,pois nem todos têm a mesma capacidade de concatenar as ideias com rapidez,pela diferença individual de aprendizagem.As não concluídas, na próxima aula eram devolvidas com algumas anotações à margem,para não mexer na sequência do pensamento de onde pararam de escrever, para que fossem concluídas em momento oportuno.Pena,pois cinquenta minutos de aula é pouco para quem quer muito tanto apender, quanto ensinar. Tão pouco que, às vezes, a inspetora de alunos batia à porta dizendo:- professora, já deu o sinal.Os olhinhos de cada um denunciavam o pesar pelo que ouviam.

Então, agradecia a ela e me despedia dos pupilos, ah, levando meu auxiliar pedagógico,indispensável .Com dor no coração,pois sabia ,que muitos na próxima aula ditada, talvez, dormissem sobre o caderno devido a monotonia, após um dia de trabalho, sentando em uma cadeira não muito confortável, no período das: 19:30 h às 23 h. Tempo esse,  para quem deseja, realmente, subir na Vida através da ascensão social ,pelo estudo,mas por um estudo ágil, ilustrado, gostoso e de fácil compreensão! Eita, tempo bom! Ser mestre, ajudar o outro a aprender,mesmo que à vezes, com insistência, está na Alma de cada um!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/02/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras