Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

quaresma.jpg

 

 

"Quaresma"

 

A Quaresma é uma tradição do cristianismo que se inicia com o término do Carnaval e é marcada por práticas de penitência, como o jejum e obras de caridade.

É como conhecemos o período de preparação da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade. Tradicionalmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias, mas ela tem atualmente a extensão de 44 dias. Essa prática surgiu no século IV d.C.

Tradicionalmente, inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa.

“Quaresma” vem do termo Quadragésima, que em latim significa “quarenta dias”. Essa associação do termo com os quarenta dias também está presente em outros idiomas, como no espanhol, que se refere ao período como Cuaresma; no italiano, Quaresima; e no francês, Carême.

Não se sabe, exatamente, o motivo pelo qual se estabeleceu a Quaresma com 40 dias de duração, mas, na tradição bíblica, diversos acontecimentos se estenderam por um período que leva ao número 40:

o jejum de Jesus no deserto ocorreu em 40 dias;

o dilúvio do qual Noé sobreviveu também levou 40 dias e 40 noites;

a travessia do deserto por Moisés e os hebreus ocorreu em 40 anos, etc.

A Quaresma é uma prática realizada por fiéis de tradição católica, assim como por devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Aqui no Brasil existe um grande número de cristãos evangélicos e, para eles, a Quaresma não é observada, uma vez que o entendimento da tradição evangélica é de que práticas como jejuns e orações não devem ser resumidas apenas aos 40 dias que antecedem a Páscoa."

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/02/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras