Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Garota garoto feliz feliz usar espelho d... | Premium Vector #Freepik  #vector #pessoas #… | Crianças fofas, Rotinas diárias de crianças, Quadros  de tarefas infantis

 

 

 

"Inocência de criança"

 

 

Por que crianças falam palavrão? Falar palavrões em momentos de raiva ou de frustração é quase inevitável – uma reação automática para extravasar o sentimento. O problema é, que as crianças, são pequenas esponjas, que absorvem tudo isso, e se espelham em você para moldar o próprio comportamento.

Em sala de aula já me perguntaram:com quantos anos pode-se falar palavrões? Respondi, que nunca seria o ideal em um bom relacionamento entre pessoas civilizadas. Estiquei o assunto explicando, que mesmo os maiores de 18 anos, diante de um invocadinho(a) podem ser acusados de calúnia (pena: detenção, de seis meses a dois anos, e multa), injúria (pena: detenção, de um a seis meses, ou multa) e/ou difamação (pena: detenção, de três meses a um ano, e multa, mas de uma menina de mais ou menos três ou quatro anos.Não me atrevi a perguntar à mãe,pois,  atualmente, quanto menos argumentarmos, melhor,dependendo das pessoas,ainda , por cima, sem conhecer.

Estava eu descendo a escadaria do hospital e subindo,  a mãe com a tal menina,uma boneca de linda, mas ao deixar cair a chupeta pronunciou, compassadamente , com raiva: "ca-lha-lho"! A mãe não se manifestou contra, pois a menina aprendeu com os membros da família,não é vero?Fui caminhando e pensando: As crianças pequenas estão constantemente mostrando aos pais, que prestam atenção no que eles dizem. Com isso, muitas vezes acabam reproduzindo as palavras e expressões. Isso pode acontecer de forma agradável, com frases engraçadas e surpreendentes. Mas e quando as crianças falam palavrões?

Apesar de não saberem o que significam, as crianças possivelmente escutam palavrões e xingamentos com certa frequência. Infelizmente, não temos como impedir que elas sejam expostas a isso,gente!

Extrapolando a ideia, veio-me à mente o xingamento " filho da mãe", "filho da puta".Já vi moçoilos furiosos, por ouvirem essa frase, utilizada como palavrão. Com significado pejorativo, serve para desqualificar a mãe de alguém. Às claras ,uma critica à vida sexual da mãe do xingado. Ainda que não utilizada com este sentido, a locução limita-se a afirmar uma verdade, pois, afinal, todo mundo é filho de uma mulher ,não é vero?

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 07/03/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras