Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

ÍNDIOS BRASILEIROS

 

 

 

 

"Deveria ser assim,desabafo de  índio"




 

Nós vivíamos em um lugar incrível.

Éramos amigos íntimos da natureza e as únicas riquezas que nos interessavam eram as essenciais para se viver: comida, água e um bom convívio.
Não sabíamos, que existiam riquezas além disso, e se existiam, essas não nos interessavam.

Nosso único investimento era no fortalecimento do elo que tínhamos com a mãe Terra. A energia com o planeta é que nos elevava.

Tínhamos nossos costumes, rituais e nossa nudez nunca fora um tabu, ou motivo para vergonha.
Foi então, que chegou um povo diferente, que colocou roupa na gente, e nos ensinou a entender sua língua. Pois para que acreditássemos em suas mentiras precisariamos entender suas palavras.

Prometeram nos mostrar o que havia de melhor fora da aldeia (fora de nós) e que também poderíamos ser "homens civilizados". Nos falaram que seus mundos eram muito melhores, e que de onde vinham, a vida era encantada.
Eu acreditei!Até porque, foram eles que me ensinaram no que acreditar.
Eles mentiram!
E ,foi então,  que fez sentido as vestes que usavam: era uma forma de esconderem um pouco da mentira que eram.

Troquei tudo o que eu tinha e toda paz da mata...por um quarto velho numa cidade poluída, que agredia meus olhos e ouvidos, e que o homem civilizado, insistia em dizer que fazia parte do meu futuro.
Eu, índio "selvagem". Ele, homem "civilizado". Muitos de meu povo, ainda tentam se manter na pureza e nos valores daqueles dias... mas até lá, o homem levou tecnologia, e esse entretenimento impede meu povo de pensar, como pensavam nos antigos dias.

Eu, índio, triste estou!
Não somente pelo meu povo, mas por todo povo que o homem enganou.
O conhecimento que diziam, era pura hipocrisia! 
E toda lembrança da vida do índio, foi substituída por este único dia.

Hoje! 19 de abril dia do índio! Com  náusea, te afirmo! Não   se pode mais usar a expressão: "Dia do índio" ,mas "Dia  do  indígena",  porque  os  medíocres afirmam que ,pronunciar índio já   está  proibido.Li no "Guia do Estudante".São as aberações que  enfiam goela abaixo dos meninos e  meninas educados por esses imbecis,produtos da ideologia de bosta!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/04/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras