Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Imagem de pé de moleque sobre toalha de mesa xadrez

 

 

 

 

"Uso correto do substantivo> pé de moleque"

 

 

Os intelectuais que não têm o que fazer,ficam coçando o saco lá na Academia e, um deles,tentando passar o tempo inventa essas bobagens para confundir os alunos e até os já formados, a recorrerem ao dicionário,para certificarem-se como é a grafia,não só de pé de moleque,mas de tantas outras,que esse bando de carcomidos,incitados,não sei por quem, inventam essas para confundirem os alunos, especialmente, do ENEM.

Arroz doce, pinhão, canjica, paçoca, milho verde: a lista de iguarias de festa junina é enorme – e uma delícia. Um dos quitutes mais populares é o famoso doce feito com amendoim caramelizado ou rapadura.

Após o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, o hífen deixou de ser usado no nome deste famoso doce. Portanto, a forma correta é pé de moleque, sem hífen.

Além de pé de moleque, outros nomes compostos ligados por preposição também perderam o hífen, tais como boca de urna, camisa de força, cara de pau, dia a dia, faz de conta, lua de mel, mão de obra, maria vai com as outras, olho de sogra, pão de ló, passo a passo, etc.

Veja alguns exemplos de frases:

 O pé de moleque é um doce feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura.

 No curso, você irá aprender a fazer diversas receitas com pé de moleque.

 Eu sei fazer um delicioso pé de moleque com leite condensado.

É importante destacar que a reforma não atingiu todas as palavras compostas.O que  me deixa enraivecida, pois  poderiam generalizar,mas  para confundir, deixaram inúmeram  para trás! As que designam animais ou plantas continuam sendo grafadas com hífen. Exemplos:

bem-te-vi, bem-me-quer, cana-de-açúcar, canário-da-terra, castanha-do-pará, ipê-do-cerrado, joão-de-barro, etc.

Plural de pé de moleque

Neste caso, somente o primeiro elemento vai para o plural. Assim, a forma plural é "pés de moleque". Exemplo:

Comprei trinta pés de moleque para a festa junina de amanhã.

 

Fonte:"Guia do Estudante.

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/06/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras