Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Pinterest

 

"Forma correta do emprego de e ver"

 

 

Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver).

é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (vê tu).

É indispensável saber que a palavra “vê” é do verbo ver no presente do indicativo ou imperativo, e se encontra na terceira ou segunda pessoa do singular. Quando falamos “ver” significa que o verbo se encontra no infinitivo.

 

Uma regrinha útil para não se confundir na hora de escrever o verbo “ver” é observar se o mesmo encontra-se acompanhado de verbos auxiliares (uma classe de verbos que acompanham o verbo principal), em frases com preposição (palavra invariável que liga dois elementos na oração) ou se indica ação do futuro. Em ambos, a forma correta de se escrever, é “ver”.

Exemplo: Vamos nos ver amanhã. (Futuro)

Você pode ir ver para mim? (Acompanhada de um verbo auxiliar. Verbo “ir”)

Exemplo: Eu gostaria de ver sua mãe. (Acompanhado da preposição “de”)

Quando se trata de escrever a palavra “vê”, a regra é ainda mais fácil, precisa-se observar apenas se a frase está no presente ou indicando algo ou característica de um sujeito que acontece de forma rotineira. Além de poder ser usada como forma de indicar ou solicitar.

Exemplo: É na televisão que a gente as noticias (Algo que acontece habitualmente)

se não vai dormir muito tarde (Solicitação/ pedido para que não durma tarde)

A proposta está além do que se (A frase se encontra no presente)

 

É importante ressaltar que essas regras também são válidas para dar ou , estar ou está.

Boa leitura!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 06/10/2023


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras