]
"Erros de português mais comuns"
Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.
Entre os erros ortográficos podemos encontrar junção-separação indevida de palavras, omissão de letras, apoio a oralidade, representações múltiplas, inversão de letras, acréscimos de letras, alterações envolvendo substituição entre letras que representam os fonemas surdos e sonoros.
"Erros de português mais comuns"
fasso. Essa palavra simplesmente não existe. ( faço )
abençõe. Deus te abençoe . Não se coloca o ~ nessa palavra.
mim ajuda; mim não ajuda ninguém, eu ajudo.
menas - menos e meia - meio,menos pessoas, meia hora, meio dia e meio.
as veses; às vezes.
nada haver - nada a ver,
porisso -por isso.
Escrever agente em vez de a gente. O agente do correio chegou. A gente toma banho todo dia.
Empregar a regência incorreta do verbo assistir : Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas. Recordo-me que o padre assistia o bispo no desempenho de seu cargo. Com o significado de “ver, presenciar, estar presente.Vamos assistir aos jogos de tênis. há uma diferença: o uso da preposição.
Utilizar o verbo ter com o sentido de existir. “ter” Tinham muitas pessoas na rua.Quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Tinha muitas pessoas na rua.
Sedo
A palavra “sedo” com “s” existe na Língua Portuguesa, mas tem um uso mais restrito – afinal de contas, apenas profissionais da saúde costumam utilizá-la com mais frequência. Eu sedo meu paciente para suturar o corte no dedo.
Cedo
Essa é uma palavra que sem dúvidas está no vocabulário dos pontuais e de quem gosta de acordar… cedo! “Cedo”, com “c” pode ser o advérbio de modo que significa algo feito com antecedência, antes ... Ela sempre chegava cedo na empresa.
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/01/2024
Alterado em 20/01/2024