"Ainda o particípio: existe a forma ABRIDO?"
Semana passada surgiu uma dúvida em sala de aula e na mídia sobre o particípio do verbo ‘abrir’. Pesquisando em alguns sites referentes à língua portuguesa, vi que alguns desses sites utilizam a conjugação .
A polêmica em torno da fala da Janja da palavra "abrido" se dá entre os que sustentam ser o particípio regular do verbo “abrir” uma FORMA ANTIGA caída em DESUSO e os que alegam que ABRIDO nunca existiu!
Como a primeira dama convive com idoso, desinformado das alterações que ocorreram na nossa língua e nunca se preocupou em acompanhar a evolução da língua, porque ELA ,a Janja, sempre se preocupou mesmo ,foi em fisgar o lindinho e, sem mais delongas, lascou um ABRIDO , termo comum,falado lá atrás, no SÉCULO PASSADO e o assunto viralizou!
Essa polêmica em torno da palavra se dá entre os que sustentam ser o particípio regular do verbo “abrir” uma forma antiga, caída em DESUSO, e os que alegam que ABRIDO nunca existiu,porém, as pessoas com mais idade assim se expressavam,mesmo não estando grafado na conjugação verbal,não é vero?
Enfim, acho que é um ranço professoral em busca da forma correta perseguindo o equilíbrio entre o tradicional e o novo! A defesa de “ABERTO” como único particípio histórico do verbo “ABRIR” inclui até a localização da fonte do possível mal-entendido: o adjetivo desabrido, “rude, violento”, existe acima de qualquer dúvida.
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/
Digite aqui a tua opinião sobre o assunto:
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/11/2024