
A primeira menção à Quaresma aconteceu em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia."
A Quaresma é uma prática da Igreja Católica que se consolidou no século IV d.C., mais precisamente no ano de 325, quando ocorreu o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio foi basicamente um encontro de bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.
A primeira menção à Quaresma aconteceu em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia.
Nesse concílio foi formulado, por exemplo, o Credo Niceno, uma profissão da fé cristã. Além disso, também foi estabelecida a data da Páscoa, com base em critérios que levavam em consideração o equinócio da primavera e as fases da Lua. Por fim, foi nesse concílio que houve a primeira menção à Quaresma na história.
Um dos documentos elaborados pelos participantes desse concílio fez menção à palavra tessarakonta, que no grego significa exatamente “quarenta”. Assim, acredita-se que a prática de realizar jejuns e penitências por 40 dias foi uma evolução de práticas cristãs ao longo da Antiguidade.
Outro registro fala de Tertuliano, um cristão dos séculos II e III, no Norte da África, que mencionou um jejum que se estendia por dois ou três dias como preparação para a Páscoa. Outros relatos da Antiguidade encontrados em outras regiões apontam também para outras maneiras de realizar essa preparação.
Portanto, acredita-se que a evolução gradual dessas práticas somada ao simbolismo do número 40 nos relatos bíblicos possa ter contribuído para que a Quaresma tivesse duração de 40 dias.
A prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período. É tradicional que aqueles que realizam o jejum não consumam carne vermelha ou mesmo doces ou bebidas alcoólicas, por exemplo. Do que será o jejum fica a critério de cada fiel.
No que se refere ao consumo de carnes, é muito comum a abstinência de carne durante a Sexta-Feira Santa. Tradicionalmente, nesse dia muitos preferem consumir carne de peixe e abstêm-se de consumir carne vermelha ou de frango. Acredita-se que essa prática tenha surgido na Idade Média.
Outra prática quaresmal é que muitos fiéis intensificam a leitura da Bíblia, assim como aumentam sua rotina de orações. Por fim, a realização de obras de caridade àqueles que necessitam é outra prática reforçada durante esse período.

"Datas da Páscoa e da Quaresma nos próximos anos
De acordo com esse critério, a data da Páscoa e o início da Quaresma serão os seguintes:
Ano 2024:
Páscoa - 31 de março- Quaresma - 14 de fevereiro;
ANO 2025: - 20 de abril - Páscoa - Quaresma 5 de março;
Ano 2026: - 5 de abril - Páscoa - Quaresma 18 de fevereiro.
Fonte de pesquisa:https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/quaresma.htm
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/03/2025