
"Quando usar vir e quando usar ver?"
A confusão entre "ver" e "vir" reside no Futuro do subjuntivo: "ver" (no infinitivo) vira "vir" (futuro do subjuntivo), enquanto "vir" (no infinitivo) vira "vier" (futuro do subjuntivo).
Não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.A palavra “ver” é o verbo no INFINITIVO, indicando que alguém pode, vai ou quer ver algo. Além disso, é um verbo transitivo e é necessário usar um complemento para criar uma frase de forma clara, como locuções verbais e preposições. Ele pode ver filmes até mais tarde? Como Infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo. Exemplo: “É preciso vir cedo para conseguir um bom lugar.”
No presente do indicativo, quando se refere a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Exemplo:Presente: "Ele vê pássaros no fio" Futuro:“Ele vai vir à festa amanhã.”Acidentes acontecem ali porque os motoristas não VEEM a placa encoberta pela vegetação.” Antes do Novo Acordo Ortográfico, essa forma do verbo VER (VEEM) se escrevia com circunflexo no primeiro E: VÊ-EM. Desde 2009, quando o Acordo entrou em vigor, não existe mais esse acento.
Ver é a forma verbal do verbo no Infinitivo, “vê” é a conjugação desse verbo na terceira pessoa do singular do presente do Indicativo.
Conjugação do verbo Ver no futuro do Subjuntivo:
se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos, se vós virdes, se eles virem.
Ficando por aqui para não confundir, não é vero? Lindo dia pra nós! Amém!
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 15/03/2025