
"Exercício de humilhação"
A mesa de carvalho, que antes rangia sob o peso de pratarias e banquetes para convidados que ele nem conhecia, agora sustentava apenas uma xícara de café ralo e o silêncio.
Arthur observava as mãos. Eram as mesmas mãos que assinaram heranças, que apontaram destinos e que nunca haviam sentido a aspereza de uma bucha de limpeza. Quando a fortuna evaporou — levada por uma mistura de soberba, apostas erradas e "amigos" que sumiram com o último saldo bancário — ele sentiu como se tivesse perdido a pele, não apenas o dinheiro.
O primeiro mês no subúrbio foi um exercício de humilhação. O terno italiano, agora desbotado, parecia uma fantasia de um homem que ele já não era. Ele sentia falta do ar-condicionado, do motor silencioso do carro importado e, acima de tudo, do respeito automático que o brilho do ouro comprava.
No entanto, o tempo, esse mestre implacável, começou a ensinar o que o luxo havia escondido. Arthur descobriu que o pão da padaria da esquina, comprado com moedas contadas, tinha um sabor de conquista que o caviar jamais teve. Aprendeu a consertar a própria torneira e, no processo, consertou a relação com o filho, que antes só via em datas festivas entre presentes caros.
Certa noite, sentado na varanda de sua pequena casa, ele viu a lua. Era a mesma lua que brilhava sobre sua antiga mansão, mas agora ele tinha tempo para olhá-la. Arthur percebeu, com um sorriso amargo, mas real, que havia passado a vida inteira cercado de tudo, sendo absolutamente ninguém. Hoje, possuindo quase nada, ele finalmente começava a se pertencer.Coisas da Vida, não é vero?
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 25/04/2026
Alterado em 25/04/2026