"A SOLIDÃO PODE PREJUDICAR SUA SAÚDE!"
Ficar sozinho é algo muito importante para nosso senso de independência. É também muito importante para quando precisamos colocar nossos pensamentos no lugar. No entanto, a solidão em excesso pode não ser tão benéfica ao ser humano, sendo prejudicial à saúde inclusive. Além de não ser muito agradável, convenhamos.
Tanto que a privação do contato com as outras pessoas é uma das formas mais pesadas de punição, utilizada nas prisões. Não é à toa que a solidão é aplicada como castigo. O assunto é tão importante que os cientistas estudam há alguns anos quais são os efeitos da solidão.
Confira agora alguns desses efeitos que são prejudiciais à saúde.
1 - Estado físico
Os cientistas já descobriram que a solidão afeta a nossa saúde de forma geral, não apenas a psique. As pessoas solitárias costumam ter baixa imunidade, pressão alta e a propensão de desenvolver o mal de Alzheimer também é maior. Todas essas alterações quando se está só, são associadas aos nossos antepassados. Isso porque quando eles se distanciavam do grupo, ficavam mais expostos aos perigos da vida selvagem. Apesar de hoje não estarmos expostos aos mesmos perigos da Idade da Pedra, nosso corpo ainda reage de forma negativa à solidão.
2 - Instabilidade mental
Ian Robbins realizou um experimento rápido, mas que mostrou como a solidão pode ser prejudicial à saúde. Por 48 horas, algumas pessoas ficaram trancadas em celas isoladas sem nenhum som. Os sinais apareceram rapidamente. Ansiedade, emoções a flor da pele e pensamentos incoerentes e ilógicos logo começaram a aparecer.
3 - Alucinações
Como parte do mesmo experimento acima, os cientistas puderam notar também a grande ocorrência de alucinações. As alucinações iam de pontos de luz até a esquilos. Além disso, algumas delas eram auditivas, já que as pessoas também afirmaram ouvir coisas. Os cientistas acreditam que isso é resultado da falta de informações do mundo exterior. Apesar de não estarmos recebendo essas informações, nosso sistema continua a mandar sinais ao nosso cérebro, que cria imagens a partir de estímulos falsos e então ocorrem as alucinações.
4 - Propensão ao suicídio
Isso pode parecer óbvio, mas é preciso afirmar, pois o risco a vida é algo muito grave. Independente se a pessoa já sofre com alguns problemas, a solidão faz com que os pensamentos suicidas sejam mais frequentes. Tanto que os estudiosos começaram a considerar a solidão uma doença que deve ser tratada. Especialmente, nos casos em que as pessoas vivem em grandes cidades, mas ainda assim levam uma vida solitária.
5 - Baixa imunidade
Sim, a solidão afeta nosso corpo em nível celular. As pessoas solitárias têm o sistema imune mais fraco e ficam doentes com mais frequência. Os estudiosos ainda não conseguiram explicar porque isso acontece, uma das teorias é que o nível de estresse aumenta com a solidão e isso afeta a imunidade.
6 - Maior mortalidade
Como falamos anteriormente, a solidão afeta o sistema imune e isso nos torna mais propenso a adoecer. Há um maior risco de inflamação, diabetes e doenças cardíacas. As taxas de mortalidade em pessoas solitárias é maior até que a mortalidade entre pessoas que fumam. E é duas vezes mais mortal que a obesidade. Se você pensava que a solidão era um assunto bobo, é melhor ficar mais atento, pois isso pode trazer riscos reais.
7 - Propensão ao alcoolismo
Os especialistas descobriram que a solidão está diretamente ligada ao alcoolismo. Isso porque as pessoas solitárias têm dificuldades em resistir aos maus hábitos. E isso também faz com que a pessoa fique ainda mais solitária, já que a pressão social é geralmente insustentável para essas pessoas.